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Arquitetos: Jean-François Schmit
- Área: 5500 m²
- Ano: 2015
Descrição enviada pela equipe de projeto. No foco das técnicas de produção manual e na busca da experiência pelos artesãos que garantem a qualidade dos artigos produzidos pelas oficinas de alta costura, reconhecemos a base das práticas de nosso próprio escritório: a arquitetura do local de trabalho.
As práticas da profissão são parte do patrimônio humano através das gerações, adaptando-se aos novos usos e desenhos mais inovadores. Algumas podem ser o catalisador de grande modernidade em uma sociedade na qual a questão da sustentabilidade vem se tornando um dos principais desafios para o futuro. Mais do que uma nova ferramenta, queríamos desenhar o ambiente de trabalho do artesão, reter o espirito de oficina que é próprio para a criatividade, habilitar a maior comodidade possível para o desempenho do trabalho manual, conforto acústico, visual e térmico e, por meio da promoção da descompartimentação, conciliar a duas seguintes contradições: o artesão é um indivíduo, que produz cada objeto praticamente em sua totalidade, e a oficina é um grupo de trabalho coesivo, no qual todos estão unidos. Em conseqüência, nosso projeto expandiu-se com os seguintes objetivos: servir ao artesão, ao integrar plenamente na nova localização em Isère sobre uma perspectiva social, ambiental e cultural. O município também torna a conectar-se com seu passado, baseado no artesanato: há algumas décadas, ainda havia empresas de tecido e cerâmica. Quando encerrou-se o uso da terra, a instalação de 5.550 m² de arquitetura em um lote de 3,3 hectares deve permitir a mudança no tempo. A estrutura deve gerar alterações de uso relativas aos métodos de trabalho e a posição no lote deve tornar possíveis futuras ampliações sem interromper o funcionamento geral da oficina.
Trata-se de uma preocupação primária a respeito do desenvolvimento sustentável de nosso projeto, além de obter certificação. Ao invés de lançar a oficina de couro sobre o lote, nós o avaliamos: sua inclinação e as consequências que nosso projeto teria sobre a gestão da água da chuva. Por último, nosso projeto transmite uma imagem fiel à reputação desta casa de alta costura; é sua diferença em relação a uma típica fábrica, seu diálogo com o interno imediato, a história que se conta através de seu jardim, seus volumes variados e o revestimento de suas superfícies diferentes, que fazem que seja a marca e tornam quase supérflua a colocação do logotipo.